top of page

Oficina Voz e Criatividade

 

A potência da música vocal em jogos de improvisação, divertimentos, regências criativas. A voz no tempo e no espaço, que sobressai e mergulha na sonoridade coletiva, que brinca, que experimenta, que explora seus cantos, seus gestos sonoros, que grita, que silencia, que canta.

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta aborda a exploração expressiva e criativa da voz e do corpo como caminho para o aprendizado musical. A expressividade e a musicalidade do grupo são conquistadas a partir investigação da vocalidade individual de cada participante e suas interações com o grupo. 

 

A oficina valoriza e incorpora as diferenças e particularidades de aprendizado e a memória musical de cada indivíduo. Na atividade, são trabalhados processos de criação coletiva (jogos de improvisação, regências compartilhadas, postais sonoros) estimulando a escuta de si e do outro, a percepção do som, do corpo e do espaço, a liberdade estética, a musicalidade pessoal e o trabalho em grupo. 

 

A oficina acontece em roda e tem caráter vivencial e prático. Partimos de exercícios com restrições simples em direção a estruturas musicais complexas. Buscamos desenvolver um ambiente dinâmico, fluido e ritualístico, em que os participantes estão constantemente em situação de performance. As atividades conduzem o grupo a situações de presença e entrega, quando cada um adquire autonomia para realizar escolhas a ponto de criar uma música inédita, em que o resultado é maior do que a simples soma de todas as partes:  a sinergia.

 

Sequencia de Atividades: Chegada e apresentação; Aquecimento corporal e vocal; Sensibilização da escuta; Exercícios de conexão e presença; Jogos de improvisação; Postais Sonoros, Sound Painting, Circle Song; Regências compartilhadas e rotativas; Propostas de Sinergia; Reflexão, discussão, comentários e perguntas.

 

Público alvo: Aberto a todos os que desejam desenvolver a expressividade musical através da voz e de práticas coletivas. Idade mínima 12 anos (menores de 12 anos devem estar acompanhados de pai ou responsável).

 

Condições técnicas necessárias: Ambiente silencioso, amplo e arejado, cadeiras leves (empilháveis). Sugerimos aos participantes que venham com roupas confortáveis para trabalho corporal.

 

Número de participantes: mínimo de 6, máximo de 50 participantes (dependendo do espaço oferecido).

 

Consulte-nos sobre carga horária e custo.

 

Essa oficina já aconteceu na Costa Rica - XX FLADEM, Guatemala - Gira Pedagógica, Peru - Lima/ Espaço Arte para Crescer, El Salvador - Gira Pedagógica, São Paulo - SESC Vila Mariana, Coralusp, Projeto Alberto Seabra, SESC Campo Limpo, Espaço Mão Cheia.

bottom of page