top of page

Oficina de Cantos Harmônicos

 

Da mesma maneira que a luz branca se decompõe em varias cores quando passa por um prisma, o som também pode ser decomposto. Ao invés de varias cores, podemos dividir o som em parciais harmônicos.

 

 

Os objetivos dessa oficina são: escutar os harmônicos  da voz e conseguir cantá-los com consciência.  Também apresentaremos técnicas de fonação extremas: Kargyraa  (gutural Mongólia) e Fry (ruído - metal) e caminhos para seu desenvolvimento.

 

Os cantos harmônicos – difônicos, multifônicos, guturais – são técnicas milenares de canto, praticadas principalmente em países asiáticos como a Mongólia e o Tibet. Sempre que cantamos produzimos harmônicos, mas estamos mais acostumados a ouvi-los como timbre, como um som só. A oficina é uma introdução a essas práticas orientais através de técnicas e abordagens recolhidas por nós ao longo de nossa pesquisa. 

 

Na primeira parte da oficina vamos sensibilizar a escuta para os harmônicos da própria voz. Em seguida realizaremos alguns exercícios de aquecimento vocal para estimular o aparelho fonador, reconhecer suas estruturas e como elas operam na produção dos harmônicos (movimentação de língua, lábios e todo o trato vocal). 

 

Também serão desenvolvidas técnicas e exercícios visando a saúde vocal dos participantes (como realizar os sons sem gerar impactos ao aparelho fonador)

 

Materiais: Trazer garrafinha plástico de 500ml e caderno para anotações e/ou gravador.

 

Público Alvo: Cantores, músicos e interessados em expandir as possibilidades técnicas e expressivas da voz. Destinada a maiores de 18 anos. Não é necessária experiência prévia.

 

Essa oficina foi realizada na Guatemala - Gira Pedagógica, no Peru - Espaço Arte Para Crescer, e em São Paulo - espaço Mão Cheia. 

bottom of page