top of page

Oficina de Construção de Instrumentos

O Projeto:

Este projeto consiste na realização de Oficinas de Construção de Instrumentos direcionada a grupos de crianças e adultos, ao longo de uma semana.  Objetivo geral é apresentar diferentes processos de construção de instrumentos a partir de materiais não convencionais. Para viabilizar o trabalho e torná-lo mais interessante, dividimos as atividades entre adultos e crianças. Cada oficina terá processos específicos, principalmente no que diz respeito a técnicas e processos de construção. Alguns instrumentos serão produzidos individualmente e outros coletivamente, com etapas distribuídas entre adultos e crianças. A produção de objetos para uso coletivo contempla um aspecto relacional e social essencial à música: a escuta, o diálogo e a coletividade. Instrumentos são mais interessantes quando tocados em grupo, quando utilizados, e não solitários e silenciosos. Não somos donos do som, ele é de quem assobiar...

Conteúdos abordados:

Criatividade, escuta, paisagem sonora; princípios sonoros, análise de instrumentos musicais e plásticas sonoras; propriedades físicas do som, ressonância, frequência, série harmônica, timbre; percepção do som, texturas, dinâmica, densidade; improvisação, imprevisibilidade, organicidade; espacialidade do som; plasticidade; trabalho em equipe; colaboração; requalificação da relação com o objeto produzido. Os processos utilizados se apoiam em ideias de John Cage, Murray Schafer, Hans Joachim Koellreutter, Chefa Alonso, Teca de Brito, Lili Romero e Stenio Mendes.

Oficina para Crianças:

Que sons podemos tirar de diferentes objetos? Quem nunca tocou copos sobre a mesa, ou mesmo rasgou uma folha de papel... Os sons mais inusitados viram música da mesma forma que os objetos mais comuns podem virar instrumentos. As crianças são convidadas explorar esses sons, através de atividades lúdicas envolvendo improvisação, criação e construção de instrumentos.

 

O objetivo dessa oficina é desenvolver processos de musicalização a partir da investigação sonora e da construção de instrumentos com sucata e materiais não convencionais. Através de atividades lúdicas, jogos musicais e processos de construção de instrumentos, criamos com as crianças um ambiente musical integrado à paisagem sonora e ao universo criativo e imagético infantil.

 

As crianças são estimuladas a produzir e identificar diferentes sons a partir de suas relações com os objetos de seu cotidiano; pesquisar materiais que possam produzir sons interessantes; manipular os materiais; ter contato com etapas do processo de construção e montagem dos instrumentos.

 

Apresentamos como proposta a construção de kazus de garrafa pet, garrafas pet afinadas, “oceandrums” feitos de pizza, beliscofones, flautas hidráulicas, flautas harmônicas, montagem de flautas polifônicas diversas (com êmbolos, seringas e etc). Estamos abertos à criatividade das crianças, para desenvolver qualquer proposta diferente que possa surgir ao longo da oficina.

Máximo de 15 participantes

Oficina para Adultos:

Construir um instrumento é um ato composicional. A escuta sensível e o contato com os materiais geram a pergunta: que som pode surgir daqui? A investigação sonora se realiza em atividades de decomposição, improvisação e recomposição da sinergia do som.  Manipulação de materiais, exploração de sonoridades, plasticidade, técnicas construtivas, são estímulos e ferramentas utilizados no processo.

 

O objetivo da oficina é fornecer ferramentas criativas na construção de instrumentos a fim de contribuir com a ampliação do repertório lúdico e sonoro dos participantes, oferecendo soluções de baixo custo e que democratizam o acesso à música. As atividades são conduzidas a partir de um trabalho com a escuta a fim de despertar os sentidos e a criatividade para o processo e estimular a troca de ideias.

 

Os participantes são orientados a montar instrumentos a partir da investigação de princípios sonoros e possibilidades dos materiais. O nosso trabalho parte de uma pesquisa em aerofones feitos com tubulações, mangueiras e garrafas de plástico, em geral utilizados para passagem e armazenamento de água.

 

Apresentamos como sugestões flautas hidráulicas, flautas harmônicas, bixigonfones, seringueiras, kazus e tubos afinados. Estamos abertos a novos instrumentos que possam surgir a partir dos mais diversos materiais, conforme a criatividade e o interesse dos participantes.

 

Discutimos os aspectos sonoros dos instrumentos propostos, suas formas de construção, as possibilidades de uso de diversos materiais. Com os instrumentos prontos, exploramos sua sonoridade em dinâmicas de improvisação e jogos musicais, somados a vozes e outros instrumentos.

 

Conduzimos a atividade no sentido de conscientizar os participantes da importância do processo, mais do que o resultado (instrumento-objeto) adquirido. Nosso interesse é fazer com que os participantes sejam criadores autônomos, exploradores das possibilidades sonoras existentes em sua região, em sua escola, em sua casa e assim multiplicadores, capazes de conduzir suas pesquisas, produzir novos instrumentos e gerar ações transformadoras e criativas.

Máximo de 15 participantes

Condições técnicas necessárias:

Espaço arejado, iluminado, com tomadas, bancadas estáveis e cadeiras sem rodinhas e sem braços.

 

Materiais utilizados: tubos, conexões, mangueiras, bexigas, elásticos, garrafas pet, ganchos, fita isolante, fitas adesivas de diversas cores, superbonder, tesoura, lixa, serra de arco, estilete, fio de nylon, cordas e barbantes, cola quente, EVA, cortiça, cabaça, cera de abelha, borboletas, porcas, parafuso e arruelas.

apostila colaborativa!! 

 

para mais detalhes, entrem em contato! vozessinergicas@gmail.com 

bottom of page